Subscribe Now
Trending News

Bom Retiro

Apresentação

O Município de Bom Retiro possui uma extensão territorial de 1.055,5 Km², uma população de 9.870 habitantes (IBGE/2018). Está localizado geograficamente no Portal da Serra Catarinense, somos o Hall de entrada para a Serra. Curiosamente, uma pequena porção de Bom Retiro encontra-se no Alto Vale do Itajaí.

Durante o inverno o clima é bastante frio, chegando a temperaturas negativas, sendo que é predominante a ocorrência de fortes geadas, sincelo e também queda de neve que proporcionam um verdadeiro e inigualável espetáculo.

As atividades econômicas predominantes consistem na Agropecuária, dentro dela temos a produção de Milho, Soja, Maçã, Tomate, Cebola, Avicultura, Pecuária Bovina, Bubalina, Ovina de corte e de leite, além disso é um dos maiores produtores de mel de Santa Catarina e o maior produtor de leite ovino do Brasil. Outras atividades de importância no município são a indústria têxtil e madeireira.

POTENCIAL TURÍSTICO DO MUNICÍPIO

O Potencial Turístico do Município de Bom Retiro não difere do restante da região serrana de Santa Catarina, contando com inúmeras belezas naturais como montanhas, cachoeiras, planaltos, campos, matas preservadas, Museu dos imigrantes alemães, Calçada de pedra do século XVIII, e com grande potencial no Turismo religioso como o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida.

Anualmente a Festa em Honra a Nossa Senhora conta com uma média de público superior a 15 mil pessoas, que lotam as instalações do Santuário localizado as margens da BR 282, no km 143. O acesso é fácil e permite ao peregrino, além do retiro espiritual, visualizar do Mirante do Pai Eterno toda a Serra Geral em uma paisagem deslumbrante.

Somos privilegiados pela localização geográfica de Bom Retiro, além disso contamos com mais de mil e quinhentos quilômetros de estrada para deslocamento no interior do município, facilitando o acesso a todas as comunidades. Temos o frio do inverno, as belezas naturais e o calor humano de todos os bonretirenses para receber o turista do Brasil e do Mundo.

NOSSOS ATRATIVOS TURÍSTICOS

As belezas naturais e a estruturação turística inserem o município na rota do ecoturismo, através de caminhadas ecológicas, trilhas de moto, mountain bike, prática de voo livre, trekking nas cachoeiras e as tradicionais tropeadas que ocorrem durante o ano todo.

Bom Retiro é a Capital Catarinense do Churrasco, o município realiza a Festa Estadual do Churrasco juntamente com o rodeio crioulo no Parque de Exposições as margens da BR 282. Outro Festival importante é o encontro de carros antigos no centro da cidade que reúne adeptos de todo o Brasil.

Assim como o tradicional Churrasco, a Rabada de Milho Verde destaca-se como prato típico de nossa culinária. Esta iguaria, criada por um cidadão bonretirense, tem como ingredientes: milho verde, carne de gado e temperos típicos, que podem ser acompanhados por vinhos produzidos em nossa terra, assim como o entrevero de pinhão e paçoca de pinhão.

O município possui a região de Campos Naturais que recebe o nome de Campos dos Padres. O ponto mais alto habitado do sul do Brasil, o Morro da Boa Vista com uma altitude de 1827 metros, local hoje destinado a criação de gado bovino e bubalino de corte em grandes extensões de terra. Ressalto que Bom Retiro é o único município do Brasil que apresenta três biomas: Mata das Araucárias, Mata Atlântica e Campos Naturais.

Bom Retiro faz parte da Rota Cênica Caminho das Montanhas. O caminho valoriza a riqueza natural, histórica e cultural de nossa região, por isso em Bom Retiro os visitantes podem apreciar os vinhos de altitude produzidos nas vinícolas Thera e Di Buratto.

Em Bom Retiro temos a Fazenda Pinheiro Seco que produz vinho, e da criação de ovelhas leiteiras produz queijo de ovelha. É importante ressaltar que a propriedade destaca-se como maior produtora brasileira do leite de ovinos.

Nosso município possui duas variedades climáticas, o que é propício para o turismo, agricultura e indústria. Está localizado sobre a Serra Geral, local das nascentes das bacias hidrográficas do Rio Uruguai e do Rio Itajaí-Açú, o que caracteriza a região com paisagens únicas.

Na parte climática destaca-se a alternância de temperatura. Essa divisão climática e morfológica do relevo apresenta uma característica única, devido ao clima extremamente frio no inverno que favorece o cultivo de macieiras e videiras o que inserem o município na rota dos vinhos de altitude, e ao mesmo plano o clima litorâneo, que permite o cultivo de frutas de clima quente como banana, laranja, vergamota, limão e abacate.

O turista pode contar hoje com um pequeno número de hotéis e pousadas, no entanto estes estabelecimentos oferecem conforto e excelência em atendimento durante todas as épocas do ano.

HISTÓRIA

Os campos de Bom Retiro foram descobertos por volta de 1787, quando o alferes Antônio Marques D’Arzão foi incumbido pelo governo de Desterro (hoje Florianópolis) de abrir uma estrada ligando o litoral e o planalto, partindo de São José e chegando até Lages. As obras foram concluídas em 1790.

O nome Bom Retiro foi dado pelo próprio D’Arzão, que considerava a região “um lugar calmo, um bom retiro”. A colonização do local, porém, foi lenta. Foi levantado, nas proximidades da localidade denominada Guarda Velha, o quartel de Arzão, capitão da cavalaria, onde num percurso de seis quilômetros construiu-se uma estrada feita de pedras de ferro, denominada “calçadas”, cujos vestígios ainda hoje são encontrados em meio a vegetação. Supõe-se que esse trabalho tenha sido feito por escravos.

Durante o governo de Hercílio Luz, Bom Retiro foi elevado à categoria de Município por meio da Lei nº 1408, de 4 de outubro de 1922, e somente no dia 14 de janeiro de 1923 Bom Retiro obteve sua emancipação, declarando esta data como seu aniversário oficial. Hoje, ele é considerado o Portal da Serra Catarinense, é um dos maiores produtores nacionais de leite ovino e mel, além de estar entre os municípios de melhor clima no Brasil. Bom Retiro fica a 123 quilômetros da capital e a 87 de Lages.

Texto: Rafael Kühl Schweitzer e Fábio de Almeida.

 

Dados do Município

Região Turística: Serra Catarinense
Área: 1055.55 km (IBGE/2010)
População: 10060 habitantes (IBGE/2013)
Latitude: 27°47’5
Longitude: 49°29’2
Altitude: 890 m
Cidades próximas: Urubici, Rio Rufino, Bocaina do Sul, Otacílio Costa, Petrolândia, Chapadão do Lageado, Alfredo Wagner, Anitápolis.

Serra Catarinense

Cenário com lindos campos, lagos e águas cristalinas, a região serrana é uma bela paisagem pra quem decide subir a Serra do Rio do Rastro e admirar a neve no inverno. Por ter sido colonizada por tropeiros, possui hoje uma forte cultura gaúcha que nos leva a saborear um bom churrasco com arroz campeiro ou ainda as delícias feitas com pinhão nos hotéis com infraestrutura ideal para o turismo rural.

IDMS de Bom Retiro

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Bom Retiro.

Saiba Mais

Localização

O principal acesso é pela rodovia BR-282.

O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Florianópolis, distante cerca de 136 km do Município de Bom Retiro.